domingo, 27 de julho de 2014


Próximo Cabalat Shabat em 1º de agosto de
2014, às 19h15min!
 
É necessário inscrever-se previamente, enviando seu
nome para o e-mail chavuraboker@gmail.com.

Condução – Gilberto Rozenchan


Chazan – Alberto Barzilay

Prédica – Morá Linda Derviche Blaj

Músicos – Lia e Henrique Kagan

Apoio – Diretoria da Sinagoga do Cambuci
 

Datas para Agendar: Tishá BeAv em 5 de agosto de 2014


PARASHÁ DA SEMANA: DEVARIM / 5774
(27 de julho a 2 de agosto de 2014)

Devarim (Deuteronômio) é um livro de auto reflexões de Moisés, baseadas nas suas experiências de vida há 3500 anos. Celso Zilbovicius observa que todos têm seu livro de 'devarim' para passar adiante, a partir de suas vivências, para as gerações do século XXI, especialmente relatando as tragédias, a sobrevivência e a redenção do povo de Israel durante o século XX.

Fazendo uma retrospectiva dos dois últimos livros, Vaicrá (Levítico) e Bamidbar (Números) percebemos que Moisés se transformou de alguém que se julgava incompetente, em alguém capaz de "falar" – ‘ledaber’ em hebraico -, de deixar o legado de um tempo para as gerações futuras. Foi um discurso proferido para uma nova geração, para o povo que em breve iria entrar em Canaã. Conta-se que todo o discurso de Moisés reproduzido neste livro foi proferido no seu último dia de vida.

Devarim contém as regras constituintes da ética judaica e do corpo jurídico do judaísmo. Entre as 'palavras' desse legado encontraremos a memória do judaísmo, os dez mandamentos, a necessidade de justiça, o 'shemá', a busca de Deus, os rituais coletivos .... O início da leitura deste livro ocorre nas vésperas de Tishá be Av para nos lembrar que a vida continua, apesar dos revezes, problemas e tragédias, para não nos esquecermos que o legado que Moisés nos deixou não terminou com a destruição dos Templos. Suas palavras são válidas para todas as gerações futuras, inclusive a benção de Moisés, no primeiro capítulo de Devarim, no ‘passuk’ (versículo) 11:

"O Eterno, Deus de vossos pais, acrescente sobre vós, mil vezes mais do que sois, e vos abençoe, como falou a vós".

Resumo do encontro do Grupo de Estudos da Parashá da Congregação Israelita Paulista.