domingo, 2 de novembro de 2014

Próximo Cabalat Shabat em 14 de novembro de 2014, às 19h15min!



PARASHÁ DA SEMANA: Vaierá / 5775

O início da parashá Vaiera conta como Avraham foi visitado por três homens, que na verdade eram três anjos enviados por Deus em missão à Terra. A tarefa de um deles era confirmar a Avraham e Sarah que eles teriam um filho, apesar de sua idade avançada. A missão dos outros dois era destruir a região das cidades de Sodoma e Gomorra.
O interessante é que Deus decide compartilhar com Avraham sua decisão de destruir as cidades. Ele permite que Avraham saiba de sua decisão por considerar que nosso patriarca era homem fiel, que ensinaria a seus filhos a agir conforme as ações de Deus, para fazer tzedaká e proferir julgamentos (mishpatim).
Ao contar a Avraham qual a tarefa dos dois anjos, Deus permite o início de um diálogo no qual Avraham tenta modificar o decreto Divino caso também vivessem pessoas justas nas cidades. A 'negociação' começa com 50 pessoas, e sempre Deus concorda com Avraham. Por fim, Avraham se satisfaz em que as cidades sejam perdoadas caso se encontrem 10 justos nelas.
Um midrash compara Noach, Avraham e Moshe no seguinte sentido: Noach não seria tão justo como Avraham, pois aceitou passivamente a decisão de Deus de destruir todas a humanidade, com exceção de sua família. Avraham, por sua vez, seria menos justo do que Moshê, pois não defendeu o povo de Sodoma e Gomorra em sua integralidade, independentemente de seus pecados, como depois foi feito por Moshê diversas vezes no percurso dos hebreus pelo Sinai.
Observamos porém, que a aparente preocupação de Avraham com a população de Sodoma e Gomorra talvez também estivesse na tentativa de salvar sua família, como Noach. É possível fundamentar esta interpretação quando contamos que em Sodoma moravam Lot, sua esposa, duas filhas solteiras e pelo menos mais duas filhas casadas, seus maridos e filhos (Bereshit, 19:12, 19:14 e 19:15), o que soma ao menos dez pessoas.
Antes que as cidades fossem destruídas, Lot ainda conseguiu salvar o povo da pequena aldeia de Tsôar. Após a calamidade, e a morte da esposa de Lot, suas duas filhas virgens pensam que novamente toda a humanidade sucumbiu à ira Divina e decidem embriagá-lo e ter relações sexuais com o pai. Dessas relações nascera, Moav e Amon, que darão origem a dois povos que os hebreus encontrarão ao retornar a Canaã.
Avraham, ao ver a destruição de Sodoma e Gomorra, decide se mudar para o sul durante a gravidez de Sarah. Abrigam-se nas terras do rei Abimelech, que era um profeta temente a Deus, e segundo Suas palavras: justo e sincero. Sendo este mais um trecho da Torá que nos relata como Deus tem contato com toda a humanidade, não apenas com os hebreus.
O nascimento de Itzchak aumenta as tensões entre Sarah e Hagar e Ishmael, que é um adolescente por volta de 15 anos de idade. Nesta parashá a Torá nos relata pela última vez um ato de Sarah em vida: pedir a expulsão da escrava e do filho primogênito de Avraham para preservar a herança de seu filho.
Em Vaierá Deus pede a Avraham que se afaste de seus dois filhos. Ele promete que vai cuidar de Ishmael, e lemos que "esteve Deus com o menino" (Bereshit, 21:20). Quanto a Itzchak, Deus pede que ele lhe seja oferecido em sacrifício, mas por mais de uma vez chama o filho de Sarah como "o único filho de Avraham" (Bereshit, 22:2, 22:12 e 22:16).
Nossos sábios discutem qual seria a idade de Itzchak no episódio do sacrifício. Para alguns seria um adolescente, já que tinha capacidade de carregar um feixe de lenhas e já tinha discernimento para questionar o pai sobre quem seria sacrificado. Para outros, Itzchak já seria um home de 37 anos de idade, pois relacionam a 'akedat' à morte de Sarah, relatada logo em seguida, quando ela tinha 127 anos de idade.
Em Vaierá encontramos Deus se relacionando com a humanidade através de diálogos. Antes de castigar, Ele oferece a oportunidade de se corrigir o erro, apesar de quando castiga, ainda é com ferocidade, com total destruição. Enquanto nas primeiras parashiot de Bereshit o propósito dos castigos e destruições Divinas é meramente afastar, extirpar, o ser humano que não age de acordo com os propósitos de Deus. A partir de Vaierá é dada á humanidade a possibilidade de redimir-se - como lemos no episódio de Avimelech. Parece que Ele está avaliando os limites de sua criação, especialmente na sua relação com Avraham, como demonstra o pedido de que Ishmael seja expulso e Itzchak seja sacrificado.

Resumo do encontro do Grupo de Estudos da Parashá da Congregação Israelita Paulista de 16 de novembro de 2008.