quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Próximo Cabalat Shabat em 5 de setembro de 2014, às 19h15min!


Datas para Agendar:
Rosh HaShaná em 25 de setembro de 2014



PARASHÁ DA SEMANA: Shofetim / 5774
(24 a 30 de agosto de 2014)



Celso Zilbovicius explicou que esta é uma parashá essencialmente política, que tem por temas centrais o sistema judicial dos hebreus, as regras a serem seguidas pelo líder do povo e as regras para a guerra.
Quando logo no início da parashá se fala em 'mishpat tzedek' ('sentença justa'), o comando não é para haver uma justiça que aplique a lei, que profira sentenças/mishpatim técnicas. O comando Divino é para que a sentença seja justa, isto é, equânime. Esta é a justiça sobre a qual fala a Torá, uma justiça que é concretizada no Mundo físico, aplicada aos homens pelos homens, mas a serviço do projeto de Deus para o Mundo.
Assim, a primeira vez que é escrita a palavra tzedek ('justiça'), esta pode se referir à justiça ideal - encontrada na Lei. A repetição da palavra tzedek na expressão "tzedek, tzedek tirdof" encontrada nessa parashá, se refere à justiça ideal, equilibrada com a realidade, que busca a concretização do ideal sem perder de vista a condição humana.
Celso Zilbovicius observa que a parashá Shofetim é construída demonstrando a existência de dois planos de existência, os quais têm justiças complementares, e destacou os seguintes elementos:
- shofetim/juízes - shotrim/guardas;
- tzedek/justiça - mishpat/sentença ;
- justiça abstrata - sentença concreta;
- justiça homen/Deus - justiça homem/homem;
- processo interno - processo externo.
Este processo interno de avaliação e aperfeiçoamento de nossas ações em busca da justiça em seu sentido Divino, é realçado no atual mês de Elul, que antecede Rosh HaShaná. Assim, a expressão 'tzedek, tzedek' também pode ser interpretada como a dualidade entre a justiça a serviço de algo superior e o exercício do livre arbítrio em busca da harmonia, do equilíbrio, da equidade.
A procura pela aplicação conjunta desses dois planos de justiça tem por objetivo  atingir a redenção do Mundo, através de 'tikum olam' (aperfeiçoamento do universo). Isso, porque apenas a justiça espiritual não é suficiente para o equilíbrio nas relações humanas e com Deus. Por outro lado, Deus não aceita se relacionar com um humanidade que não tenha justiça nas relações entre homem e homem. Por isso, neste mês que antecede a data de lembrança da criação do Mundo, o dia da trombeta/shofar, devemos meditar com maior ênfase em nossas ações passadas, fazendo um autojulgamento equilibrado, tendo em vista as duas forças, os dois planos que nos são ensinados em Shofetim.
 
Resumo do encontro do Grupo de Estudos da Parashá da Congregação Israelita Paulista de 19 de agosto de 2007.