sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Próximo Cabalat Shabat em 5 de setembro de 2014, às 19h15min!


Datas para Agendar:
Rosh HaShaná em 25 de setembro de 2014



PARASHÁ DA SEMANA: Vaetchanan / 5774
(3 a 9 de agosto de 2014)

A divisão de leituras de parashiot ao longo do ano foi organizada por nossos rabinos de modo que a parashá Vaetchanan sempre é lida após Tishá BeAv, no Shabat chamado Nachamú - 'consolai' - em decorrência da primeira palavra da Haftará, extraída das profecias de Isaías. O Rabino Ruben Sternschein explicou que a raiz da palavra ‘vaetchanan’, do verbo rogar, também forma as palavras perdoar, agraciar e dom, nos permitindo obter um sentido mais amplo da mensagem deste trecho da Torá e de sua conexão com Tishá BeAv.


Como em todo livro de Devarim, também nesta parashá encontramos em destaque a ideia da centralidade geográfica do ritual em um único local a ser indicado por Deus (que virá a ser Jerusalém). Alguns temas anteriores, como os dez mandamentos e trechos do Shemá, são repetidos com ligeiras- mas significativas - modificações.

O Rabino Ruben então explicou diversos métodos de estudar a Torá:

1. Tradicional: Adota como premissa que a Torá tem um conteúdo histórico verdadeiro, com valor legal que é aplicado integralmente a nós. Este método ainda se divide nas seguintes técnicas interpretativas:

a) Pshat - analisa o significado direto, literal do texto;

b) Remez - destaca o sentido alegórico, subjetivo da Torá;

c) Drash - busca a exegese do texto, reinterpretando a Torá com base em versículos e trechos desconexos na sequência linear bíblica, tendo por objetivo revelar uma mensagem valorativa;

d) Sod - estuda as palavras da Torá como símbolos, que revelam uma mensagem mística oculta.

2. Crítica: A Torá é estudada a partir de diversos métodos científicos, como o histórico, antropológico, sociológico, psicológico e literário. Tem por objetivo determinar como e por quem foi escrita a Torá.

3. Valorativa: Busca identificar a mensagem, os valores da Torá para o leitor, independentemente de os fatos narrados terem ou não ocorrido.

Em seguida, aplicamos o método tradicional do drash para entender uma aparente contradição entre dois trechos de Devarim das parashiot Vaetchanan e Nitzavim.

Nos versículos 2 e 3 do capítulo 5 da Vaetchanan lemos que o pacto realizado com Deus no Sinai não foi feito 'com os nossos pais', mas com os hebreus que estavam vivos 38 anos depois, nas vésperas da conquista de Canaã. Já em Nitzavim (29:13-14) leremos que o pacto foi feito não apenas com os presentes às margens do Jordão, mas também com "aquele que hoje não está aqui presente diante do Eterno" e "com aquele que hoje não está aqui conosco". A resposta está no passuk 4 do capítulo 4 de Vaetchanan: a aliança é feita com todos que estão vivos, ou seja, em todos os tempos em que seres humanos adotarem as mitzvot como paradigmas para suas vidas.

Resumo do encontro do Grupo de Estudos da Parashá da Congregação Israelita Paulista de 17 de agosto de 2008.