Datas para Agendar:
Rosh HaShaná em 25 de setembro de 2014
PARASHÁ DA SEMANA: Vaetchanan / 5774
(3 a 9 de agosto de 2014)
A divisão de
leituras de parashiot ao longo do ano foi organizada por nossos rabinos de modo
que a parashá Vaetchanan sempre é lida após Tishá BeAv, no Shabat chamado
Nachamú - 'consolai' - em decorrência da primeira palavra da Haftará, extraída
das profecias de Isaías. O Rabino Ruben Sternschein explicou que a raiz da
palavra ‘vaetchanan’, do verbo rogar, também forma as palavras perdoar,
agraciar e dom, nos permitindo obter um sentido mais amplo da mensagem deste
trecho da Torá e de sua conexão com Tishá BeAv.
Como em todo livro
de Devarim, também nesta parashá encontramos em destaque a ideia da
centralidade geográfica do ritual em um único local a ser indicado por Deus
(que virá a ser Jerusalém). Alguns temas anteriores, como os dez mandamentos e
trechos do Shemá, são repetidos com ligeiras- mas significativas -
modificações.
O Rabino Ruben
então explicou diversos métodos de estudar a Torá:
1. Tradicional:
Adota como premissa que a Torá tem um conteúdo histórico verdadeiro, com valor
legal que é aplicado integralmente a nós. Este método ainda se divide nas
seguintes técnicas interpretativas:
a) Pshat - analisa
o significado direto, literal do texto;
b) Remez - destaca
o sentido alegórico, subjetivo da Torá;
c) Drash - busca a
exegese do texto, reinterpretando a Torá com base em versículos e trechos
desconexos na sequência linear bíblica, tendo por objetivo revelar uma mensagem
valorativa;
d) Sod - estuda as
palavras da Torá como símbolos, que revelam uma mensagem mística oculta.
2. Crítica: A Torá
é estudada a partir de diversos métodos científicos, como o histórico,
antropológico, sociológico, psicológico e literário. Tem por objetivo
determinar como e por quem foi escrita a Torá.
3. Valorativa:
Busca identificar a mensagem, os valores da Torá para o leitor,
independentemente de os fatos narrados terem ou não ocorrido.
Em seguida,
aplicamos o método tradicional do drash para entender uma aparente contradição
entre dois trechos de Devarim das parashiot Vaetchanan e Nitzavim.
Nos versículos 2 e
3 do capítulo 5 da Vaetchanan lemos que o pacto realizado com Deus no Sinai não
foi feito 'com os nossos pais', mas com os hebreus que estavam vivos 38 anos
depois, nas vésperas da conquista de Canaã. Já em Nitzavim (29:13-14) leremos
que o pacto foi feito não apenas com os presentes às margens do Jordão, mas
também com "aquele que hoje não está aqui presente diante do Eterno"
e "com aquele que hoje não está aqui conosco". A resposta está no
passuk 4 do capítulo 4 de Vaetchanan: a aliança é feita com todos que estão
vivos, ou seja, em todos os tempos em que seres humanos adotarem as mitzvot
como paradigmas para suas vidas.
Resumo do encontro do Grupo de Estudos da Parashá da Congregação Israelita Paulista de 17 de agosto de 2008.