domingo, 10 de agosto de 2014

Próximo Cabalat Shabat em 5 de setembro de 2014, às 19h15min!


Datas para Agendar:
Rosh HaShaná em 25 de setembro de 2014



PARASHÁ DA SEMANA: Ekev / 5774
(10 a 16 de agosto de 2014)



A parashá Ekev descreve os fatos positivos que ocorreriam aos hebreus em consequência do cumprimento das 'sentenças' - mishpatim, e dos 'mandamentos' - mitzvot. Neste trecho da Torá, Moshê explica que Deus determinou que os hebreus passassem quarenta anos do deserto, após o episódio dos espiões, para saber o que 'estava' no coração do povo, se guardariam ou não os 'preceitos' - mitzvot recebidos no Sinai.

Em seguida vem o ensinamento de que, para viver, o homem precisa mais do que pão, mas também daquilo 'que sai da boca do Eterno'. É imediata a interpretação de que o ser humano precisa tanto de alimento material como espiritual. Também é uma relação com a parashá Bereshit, a primeira da Torá, de onde aprendemos que a alma do homem foi insuflada em seu corpo feito de pó pela boca de Deus.

Em Ekev é explicado que Deus tem uma relação com a humanidade igual àquela entre pais e filhos. Assim, são feitas advertências sobre as consequências negativas que advirão caso o povo deixe de cumprir os mandamentos, caso esqueça Deus e comece a pensar que as conquistas ocorreram exclusivamente por seu mérito e força.

Em outro trecho interessante, Moshê afirma que as primeiras tábuas com os dez mandamentos foram escritas pelo 'dedo' de Deus. É confirmada a participação ativa de Aharon na confecção do bezerro de ouro e ressaltada a 'teimosia' dos hebreus, ou seja, o constante exercício de seu livre arbítrio. Observe-se que diversos trechos da oração Shemá são retirados dessa parashá.

Uma mensagem constantemente repetida em Ekev é o apoio de Deus aos hebreus nas guerras contra os habitantes de Canaã. Apesar de serem em menor número, menores em altura, e não contarem com infraestrutura alguma, os hebreus seriam vitoriosos na conquista da Terra Prometida, pois sua força viria da 'mão forte' de Deus (Devarim, 7:17-23; 9:1-3; 11:23).

Esta mensagem também é encontrada na haftará que acompanha a leitura de Ekev, extraída das profecias de Isaías. No trecho dessa semana, primeiro se ressalta que o próprio Deus livrará o povo judeu de seus opressores. Depois, o profeta proclama sua convicção de que Deus protegerá os filhos de Israel, uma vez que eles seguem Seus mandamentos. O final da haftará contém uma mensagem de esperança para aqueles que buscam a justiça - tzedek.

Voltando à parashá, é descrito o conceito Divino de Justiça (Devarim, 10:17-19):

- não deixar de castigar os pecadores,

- não aceitar suborno,

- conceder e tornar efetiva proteção aos desamparados,

- não discriminar outros povos.

Em resumo, por todo o texto de Ekev há um contexto geral no qual o ser humano aprende que deve ser humilde, que deve combater o impulso imaturo de se achar melhor, superior e independente em relação às outras pessoas e à Deus.

Resumo do encontro do Grupo de Estudos da Parashá da Congregação Israelita Paulista de 5 de agosto de 2007.